Associação

Apesar de cada Mosteiro ser autônomo, ou em caminho de uma aprovação como casa ‘sui júris’, os mesmos sempre mantiveram vínculos com outros Mosteiros, assim como associação de fiéis que desejam seguir a espiritualidade monástica no âmbito de suas famílias e do trabalho laical.

Contamos assim com a Confraria Nossa Senhora do Carmo, formada por leigos consagrados os quais participam da espiritualidade da Comunidade. Embora seus membros sejam mais diretamente ligados aos monges, as monjas também mantêm certo contato e mútua ajuda material e espiritual.

Assim, dentro de nossa vocação, procuramos auxiliar na civilização da sociedade como obra querida por Deus. Baseamos nosso desejo de levar os valores monásticos para a vida da sociedade atual, na contribuição que a própria Igreja ofereceu à História da Civilização do mundo, a exemplo de muitos santos Padres como Santo Agostinho e muitos outros, e podemos citar, de modo muito particular, o Santo Bispo da Irlanda, São Patrício, que ao assumir a evangelização do país serviu-se da vida monástica para atingir tal finalidade.